Características das nossas essências aromáticas. Em que podem ser utilizadas?
-
Para explicar as características e aplicações das essências é importante esclarecer alguns conceitos.
Sabemos que o óleo e a água são insolúveis. Isto acontece porque os óleos são moléculas apolares, enquanto a água é uma molécula polar.
Uma substância lipossolúvel dissolve-se em óleos e repele as moléculas de água.
Por sua vez, uma substância hidrossolúvel dissolve-se em
água e não em óleos.
As nossas essências são concentradas e lipossolúveis, dissolvendo-se em óleos e álcool. Assim, são adequadas para diversas matérias-primas, tais como: parafinas, ceras, sabonetes, cerâmica decorativa perfumada (gesso ou pó de cerâmica), sais de banho, purificadores de ar etc.
Sendo que o gesso e o pó de cerâmica são substâncias hidrossolúveis, existe por vezes confusão na aplicabilidade das essências nestes materiais. No entanto, mais do que uma matéria hidrossolúvel, o gesso e o pó de cerâmica são desumidificadores naturais, o que significa que absorvem facilmente e de forma natural, qualquer solução e fluido, bem como a essência (concentrada ou diluída em álcool cosmético).
As essências lipossolúveis podem também tornar-se hidrossolúveis com os solventes adequados. Assim, existem no mercado, essências já diluídas, preparadas de diferentes formas para ser aplicadas em diferentes materiais. As essências Marta Craft, são o produto base e concentrado, de modo a ser mais versátil e com maior aplicabilidade.